Reflexão Sobre a Defesa da Síntese
Por mais estranho que eu tenha achado a realização dessa atividade, confesso que adorei ter relido minha síntese. Como o próprio professor comentou, já estamos na metade do curso; o tempo está passando rápido e quando nos damos contas, lá se foi mais um semestre!
Essa parada para reflexão me transportou de volta ao terceiro semestre, e mais, às leituras acabaram por me fazer dar uma relembrada em tudo que já vimos também no primeiro e segundo semestre. Percebi que a forma rápida com que o tempo está passando, não permite assimilar bem todo o conhecimento que estou adquirindo. Esse fato por si só, já mostra o quanto precisamos refletir e avaliar nossa trajetória até aqui.
Quando fui elaborar a síntese, tive uma preocupação muito grande em tentar descobrir o que, exatamente, queriam que fosse comentado. Sendo essa síntese, uma produção que englobava todas as interdisciplinas desenvolvidas no terceiro semestre, parecia, a princípio, uma atividade muito ampla e difícil de realizar. Mas ao iniciá-la percebi que não seria assim tão difícil, pois quase tudo que aprendi, repassei aos meus alunos. Assim, além da teoria eu tinha a prática para sustentar minhas afirmações.
Certamente não foi a melhor síntese de aprendizagem realizada, mas acredito não ter sido a pior. Pois, assim como essa reflexão de defesa, quando estou realizando a atividade não consigo esquecer que ela está sendo um instrumento de avaliação, o que faz com que eu tenha receios de não estar atingindo aos objetivos propostos.
Agora, por exemplo, percebo o quanto eu poderia ter ampliado mais as minhas colocações referentes às dinâmicas que realizei com meus alunos. Pois eram colocações verdadeiras e que foram desenvolvidas com prazer por um grupo de crianças. Também notei que não expressei nenhum comentário sobre a interdisciplina de teatro, o que não significa que não foi trabalhada por mim, mas reforça o que antes eu comentei: “Quando temos que produzir para uma avaliação, ficamos atados pelo receio de estar errando.”
O que agora estou fazendo não foge do comentário anterior, pois, assim como quase todas as propostas do Seminário Integrador, essa é novidade; nunca, até esse exato momento, eu havia realizado uma defesa, que tem por base uma reflexão, sobre o que já fiz. Espero ter atingido o objetivo proposto por essa atividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida aluna Sônia Mara dos S. Homem, Apreciando a sua “Reflexão Síntese” Concordo que o exercício de refletir para avaliar e tirar dúvidas da trajetória se faz necessário para não perder o fio da meada e dar continuidade da caminhada. Poder aplicar em sala de os conhecimentos adquiridos, é uma grande vantagem, pois se tem um laboratório vivo para aplicar a teoria. Não deixe de registra as suas práticas em sala de aula. Sugiro que poste no seu Blog Portfólio no mínimo uma atividade por semana ou mesmo comentários referentes às suas produções. Um grande abraço, Professora: Geny Schwartz da Silva Tutora: Seminário Integrador IV PEAD/FACED/UERGS
Postar um comentário