O encontro de dois valores morais tão diferentes faz com que no decorrer dessa história, o professor, numa tentativa de recuperar Bell, se desvie de sua ética e retidão de conduta, deixando-o diante um grande conflito moral. Pois, para o professor, a vida de um cidadão deveria ser regida por princípios de integridade.
Com certeza não foi uma decisão correta, pois ao ser movido pela emoção, o professor se desviou de todos os princípios que acreditava e pregava, gerando um conflito interno que lhe trouxe dúvidas sobre tudo que ele acreditava, sem falar no prejuízo causado ao aluno que foi retirado do concurso.
Desacreditado na capacidade de a escola mudar o caráter do ser humano, Hundert ainda percebe que os valores que ele pregava não eram comungados pelo diretor da escola, que pede a Hundert que faça de conta que não reparou que Bell colava, pois se tratar do filho de um senador; o que evidencia a impunidade em relação ao poder.
O conflito desse professor só termina, quando ele consegue pedir desculpas ao aluno que prejudicou no passado, e esse o desculpas e ainda fala que se sentiu valorizado pelo professor. Mostrando ao professor que o valor da vida não pode ser avaliado por um único fracasso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida aluna Sônia Mara seu portfólio contém registros significativos, de acordo com o subsídio das Interdisciplinas do semestre, apresenta clareza nas suas colocações.
Todas as suas reflexões são pertinentes, vem de acordo com sua trajetória acadêmica.
Obrigada por suas postagens!
Obs.: Só para ajudá-la no digitar deve dar um espaço simples depois da vírgula, ponto final ou qualquer outra pontuação.
Desejo sucesso empreendedor na sua vida particular, profissional e acadêmica.
Um grande abraço,
Profª Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS
Postar um comentário