Quando falamos de índios no Brasil, precisamos lembrar que estamos falando dos povos que já habitavam o Brasil bem antes dos europeus chegarem.
Segundo uma definição técnica das Nações Unidas, de 1986, as comunidades, os povos e as nações indígenas são aqueles que, consideram a si
Mesmos distintos de outros povos da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às futuras gerações, a sua identidade étnica como base de existência.
Existem critérios que definem os povos indígenas:
*Continuidade histórica com sociedades pré-coloniais.
*Estreita vinculação com o território.
*Sistemas sociais, econômicos e políticos bem definidos.
*Língua, cultura e crenças definidas.
*Identificar-se como diferente da sociedade nacional.
*Vinculação ou articulação com a rede global dos povos indígenas.
Esses povos são identificados de formas diferentes.
*Indígenas
*Índios
Os indígenas, são reconhecidos e registrados pela FUNAI e pela FUNASA; e geralmente são as populações que habitam as aldeias localizadas em terras
Reconhecidas oficialmente.
Os índios são, atualmente, os povos que residem nas cidades ou em terras indígenas ainda não demarcadas ou reconhecidas.
O termo índio ou indígena, segundo os dicionários, significa nativo, natural de um lugar.
Também atribuímos esse nome aos primeiros habitantes do continente Americano.
Também podemos dizer que “índio” é quem pertence a uma etnia identificada por uma denominação própria, como o Guarani, o Yanomami, etc.
Quando surgiu o movimento indígena, os povos indígenas do Brasil chegaram à conclusão de que era importante aceitar e promover a denominação genérica de índio ou indígena, como uma identidade que une povos.
A partir disso, a palavra índio foi tendo seu sentido mudado para identidade multiétnica de povos de um continente. De pejorativo passou a uma marca identitária, capaz de unir povos historicamente distintos e rivais, que lutam por interesses comuns.
É neste sentido que hoje todos os índios se consideram “parentes”.
O processo de reafirmação das identidades étnicas, articulado no pan-indígena, resultou na recuperação da auto-estima dos povos indígenas.
O índio de hoje é um índio que se orgulha de ser nativo.
Os povos indígenas, que por força de séculos de repressão colonial negavam suas identidades étnicas, atualmente reconhecem essa etnicidade e a usa para reivindicar seus direitos.
O reconhecimento da cidadania indígena brasileira e, conseqüentemente,
a valorização das culturas indígenas possibilitaram uma nova consciência étnica dos povos indígenas do Brasil. Ser índio transformou-se em fato de orgulho identitário.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário