terça-feira, 16 de setembro de 2008

Inclusão!

Independente de ser o assunto que estamos trabalhando no projeto de aprendizagem,a inclusão sempre me deixou com "um pé atras",o que me fazia e faz procurar bastante coisas referentes ao tema.Mas o que quero falar não é baseado em uma leitura,mas num fato real.Estamos realizando,na escola onde trabalho, os conselhos de classe participativos.Nosso grupo de alunos realmente participa com reclamações,idéias,pedidos e desabafos.E foi justamente esse último ítem que me fez mais uma vez parar para refletir sobre o assunto.Numa de nossas 5ª séries,ouvimos dos próprios alunos o quanto elas se sentem constrangidos com as brincadeiras,gestos e atitudes de um colega de 16 anos.Considerando a faixa etária de 10 e 11 anos,que os autros alunos têm,esse está bem fora do contexto.Três meninas colocaran-se indignadas pela presença desse menino,que está incluso nessa turminha tão novinha.Minha reflexão se dá sobre o fato de termos parado para ouvir essa turma.Agora pergunto:Quando foi decidido que a inclusão se tornaria lei,alguém ouviu as crianças que serão incluídas?E aquelas que acabam se sentindo excluídas com a presença desses?Acredito que não!Mas em minha visão,essas crianças são as mais envolvidas e de certa forma as mais prejudicadas.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida Sônia Mara visitando o seu portfólio constatei registros e reflexões pertinentes a sua caminhada acadêmica. Quanto a sua preocupação com a inclusão que já é uma realidade nas escolas, acredito que requer mudanças no contexto da prática educativa incluindo escola e todos os segmentos, onde busquem junto estratégias facilitadoras no dia-a-dia em sala de aula. A única coisa que vejo e posso adiantar é um trabalho conjunto que envolva toda a comunidade e a gestão administrativa de escola, no meu entender no pode ficar sobre a responsabilidade só do professor.
Obrigada por suas contribuições, contamos com seus registros!
Um grande abr@ço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS