quarta-feira, 17 de outubro de 2007

A visão do Aprender!

Ao realizar as leituras da interdisciplina de Artes Visuias pude fazer uma gostosa viagem pela história,pois a História da Arte está dissolvida dentro da História que aprendemos no Ensino Fundamental e também no Ensino Médio;no entanto quando estamos estudando a disciplina de História,nossa visão está voltada para os acontecimentos descritos e não nos damos conta do quanto as imagens que ilustram a História podem contribuir para nosso conhecimento.Fiquei encantada ao ter essa nova perspectiva de aprender através da observação das ilustrações,sendo essas, muitas vezes obras famosas.Já trabalhei com a disciplina de História da 5ª série,e ao começar a leitura das Artes no Brasil,me senti como se tivesse em sala de aula,pois é justamente o que ensinamos de conteúdo na 5ª série.Até uma ilustração que mostra a mesa da "Casa Grande" numa refeição e a esposa do Senhor dando pedaços de alimento ao filho de uma escrava,como se esse fosse um animal;era-me familiar,mas eu nunca havia parado para ver qual o estilo de Arte empregado pelo autor.Agora percebo porque muitos se apavoram quando ouvem falar em realizar trabalhos interdisciplinares.Assim como eu,essas pessoas desconhecem metade do que ensinam!Quando que eu ia me imaginar trabalhando com Artes e História simultaneamente?!

Nenhum comentário: