terça-feira, 15 de setembro de 2009

Violência Escolar.

Ao buscar mais informações a respeito desse assunto tão atual e preocupante, encontrei esse site que atenua um pouco a carga de responsabilidade que a sociedade tenta impor à escola,quando falamos em violência.Por isso resolvi compartilhar com todos que venham acessar meu blog.
"A sociedade tem vindo a sofrer significativas transformações. A família, núcleo primordial de educação tem vindo dissimuladamente a delegar esse papel para a escola, dado que é no contexto educativo que as crianças passam a maior parte do dia. Todavia, nenhuma outra instituição poderá jamais substituir as condições educativas da família, nem parece ser razoável que seja unicamente a escola a ensinar valores tão necessários para o normal desenvolvimento da criança tais como: a democracia, as regras para a sã convivência, o respeito pelo outro, a solidariedade, a tolerância, o esforço pessoal, etc.
À escola não se pode pedir que além de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenha também que ter a função educativa que compete aos pais. Terá que haver um esforço financeiro governamental, não só econômico, mas também em nível de recursos humanos para que programas de combate à violência e exclusão social sejam realmente concretizados e obtenham bons resultados."
Bibliografia
ALÃO, Ana Paula (1990). As mudanças na condição feminina e na família. In REIS, António. (Dir.) Portugal contemporâneo. Lisboa: Pub. Alfa. Vol. 6.
ARIÈS, Philippe (1988). A criança e a vida familiar no Antigo Regime. Lisboa: Relógio D’Água Editores.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sônia, realmente a violência escolar é um assunto atual e preocupante em nossa sociedade. Você poderia ilustrar com algum caso concreto? Já passou ou presenciou algum caso? Como trabalhar essa questão com nossas crianças e adolscentes?? Abraços