domingo, 15 de novembro de 2009

Consciência Fonológica.

Ao realizar as leituras da interdisciplina de Linguagem e Educação,sobre Consciência Fonológica,passei a compreender com maior clareza o que até então tinha como dificuldades de aprendizagem nos alunos.Uma vez que faltava-me o entendimento de que as crianças precisam adquirir a consciência fonológica, entendendo a estrutura de uma frase,que está fragmentada em palavras,que essas palavras são formadas por sílabas e que as sílabas têm fonemas.Ou seja para uma criança ter essa consciência fonológica,ela precisa perceber a estrutura sonora da palavra;sendo assim não apresentará as "trocas" de letras que tantas vezes percebos que fazem.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Sônia Mara,

Analisando as reflexões no seu portfólio todos os seus questionamentos apresentam clareza e objetividade.
* Demonstrando entendimento na aplicabilidade de um Projeto de Aprendizagem desde a educação infantil, muito bem é por aí mesmo!
* As colocações referentes ao EJA são pertinentes, realmente, necessitam de adequação pedagógica e metodológica para atender essa clientela que já vem com experiências de vida e muitas vezes sentindo-se excluídos é a escola têm o dever resgatar sua auto-estima.
* Dá para sentir o quanto as leituras das interdisciplinas dão sustentação na compreensão de determinadas dificuldades, no caso a consciência fonológica a ser trabalhada para superar lacunas que o educando por ventura venha apresentar.
* Quando possível descreva como você trabalha essa dificuldade em sala de aula?
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS