sábado, 7 de novembro de 2009

Características da EJA

Após a leitura “Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem”, de Marta Kohl de Oliveira, confirmou o que já havia lido em textos anteriores, de que os educandos jovens e adultos, possuem aspectos homogêneos e heterogêneos. Por isso para uma prática pedagógica em EJA, se faz necessário observar dois conceitos básicos, que são: a faixa etária adulta e/ou jovem, e a condição cultural, da qual esse grupo pouco escolarizado, que por algum motivo acabou sendo excluído da escola regular.
O público do EJA é composto de adultos empregados ou não, de jovens que trabalham durante o dia ou daqueles jovens que não tiveram êxito na educação diurna. Esse aluno adulto possui uma maior capacidade de reflexão sobre o conhecimento e seus processos de aprendizagens, devido a sua experiência de vida. Mas muitas vezes sente dificuldades em continuar seus estudos, pois existe a vergonha de frequentar a escola, a situação sócio-econômica que não permite uma maior dedicação à formação pessoal, fazendo com que deixem de estudar para trabalhar. Também há a ausência de uma adequação da escola para atender esse público.
No que se refere a sua aprendizagem, o rendimento cognitivo depende da sua saúde, da sua motivação e do seu bem-estar físico e psicológico. Isso que faz com que os educadores da EJA tenham clareza dessas diferenças para poder auxiliar seu aluno e desenvolver práticas pedagógicas que contemplem o interesse e o nível dos educandos. Que possuem uma proximidade do pensamento e da linguagem utilizada pelo aluno da EJA.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Certamente Sônia, é fundamental que os profissionais desta modalidade de ensino estajam preparados para atender os diferentes objetivos e características de cada educando... caso contrário, não haverá motivação! Bjs