sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Infância, mídia e educação.

Espero ser compreendida por "fugir" das interdisciplinas estudas, para comentar um texto que encontrei em uma das minhas buscas para o TCC. Esse texto, ou melhor, trecho do texto é da autora Elaine Rose da Silva "...cabem a nós, futuros educadores, investirmos em conhecimentos específicos que possam unir as facilidades tecnológicas e midiáticas com a formalização da educação, interagindo com os alunos através do uso de ferramentas que lhe despertam o interesse pelos estudos..." Tenho a impressão que quando focamos um assunto, parece que tudo nos atrai para ele. Essa matéria, foi encontrada num site, pela minha filha de 10 anos, que estava pesquisando "Os contos de Mil e uma noites". Trouxe para o blog, por ver nesse ato da minha filha, uma evidência da percepção e entendimento da criança no mundo tecnológico. Pois, por mais que ela me veja lendo sobre Piaget, Maturana, mídias,etc; essa atitude demonstra que quando uma criança navega, ela está recebendo informações, mesmo que o objetivo dela seja outro, ela vai ler, vai tomar conhecimento e vai se apropriar de uma aprendizagem. Por isso se faz necessário que haja desenvolvimento de uma consciência crítica em nossos alunos, para que possam filtrar as informações e compreendê-las, pois do contrário, corremos o risco de formar "depósitos de conteúdos". Eu fui beneficiada, pois ao chegar em casa havia um texto salvo no word, com um assunto de meu interesse. Mas e as outras crianças, aquelas que navegam sem o acompanhamento de um adulto? O que será que fazem de registros? Que assuntos salvam em seus conhecimentos?

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Pois é, e cada vez será mais difícil mediar a criança no uso da Internet, pois a autonomia das crianças está cada vez maior.
O que fazer?