sábado, 6 de novembro de 2010

Uso das mídias tecnológicas em sala de aula

Muito escuto de colegas de escola, uma fala na qual dizem trazer para suas salas de aula uma educação inovadora, na qual os alunos acessam a internet para realizarem seus trabalhos. Mas na realidade, o que observo são práticas equivocadas e discursos prontos. Pois um professor que manda seus alunos copiarem textos da internet, sem que os conduza a uma reflexão ou análise mais crítica do conteúdo que está sendo abordado, diria que esse professor apenas fez uma troca do tão "criticado livro didático" pelo "moderno computador", ou seja, fazendo na prática atividades mecânicas que muito pouco, para não dizer nada, vai acrescentar no desenvolvimento do aluno. Por isso penso que os cursos de formação dos professores deveriam buscar contemplar esse despreparo, essa falta de confiança, que muitos professores têm ao fazer uso da tecnologias digitais. O tempo mudou, não podemos ficar parados, devemos buscar esse domínio, não apenas para saber acessar e manipular diferentes softwares, mas para poder interagir com essa geração que convive com isso. Nós, alunos do PEAD, fomos contemplados com um curso, que além de nos fazer compreender vários entendimentos dentro da pedagogia, também fez com que nos aproximássemos da realidade dessa geração, em que celular, computador entre outras tecnologias, são coisas rotineiras em suas vidas. Não estamos prontos, pois ainda temos muito a aprender, mas estamos longe da ignorância da qual iniciamos o curso.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Concordo Sônia! Na verdade o que falta ainda aos professores é ter consciência de que o grande desafio do uso do computador na escola não será aprender a usar a tecnologia, mas usar a tecnologia para aprender. Para isso,precisa mudar a metodologia! =)

bjs