domingo, 18 de outubro de 2009

Pensando no PA

Para para pensar no nosso PA foi para mim, parar no meio do caminho e observar o percurso que já fiz e mudando a direção do olhar,ver o que ainda falta ser percorrido. Pois quando iniciamos com esse trabalho eu imaginava que haveria uma data para darmos ele por encerrado.Hoje, no entanto, percebo que, a grande aprendizagem fica com agente.Aprendi que não há uma receita pronta para lidar com a violência, que ela tem causas e consequências. Descobri que quando iniciamos um projeto de aprendizagem, nunca prevemos aonde ele nos levará e qual será a aprendizagem que teremos.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geny disse...

Querida Sônia Mara!
Lendo os registros de seu portfólio, como sempre suas reflexões são prudentes a questionadoras. Quanto às colocações do Projeto de Aprendizagem PA, você entendeu muito bem o que é um PA, isso mesmo, de acordo com o nível de cada turma, com a orientação do Professor os alunos que vão criar e dar origem a PA, alunos conscientes de sua responsabilidade em levantar uma questão norteadora que venha ao encontro de seus interesses, na certeza que o educador vai ter sucesso referente ação recíproca dos alunos e a aprendizagem vai ser uma constante, diante das possibilidades que um PA dá na busca, na pesquisa das dúvidas e certezas...
Vou parar por aqui, mas o assunto não encerra!!!
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que bom Sonia!Creio que o propósito da atividade foi compreendido. Características como pró atividade, criatividade e autonomia na busca por respostas, por mudanças de convicções e por aprendizagens contínuas são os principais objetivos de um PA.