sábado, 24 de outubro de 2009

Trabalhando com projetos

. “O planejamento desenvolvido através de projetos pedagógicos, em educação infantil, tem por fundamento uma aprendizagem significativa para as crianças. Eles podem se originar de brincadeiras, de leitura de livros infantis, de eventos culturais, de áreas temáticas trabalhadas, de necessidades observadas quanto ao desenvolvimento infantil. Vários projetos podem se desenvolver ao mesmo tempo, de tal forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a interdisciplinaridade num contexto de jogo, trabalho e lazer.” (Hoffmann,1999, p. 43 )O grande desafio de se trabalhar por projetos está em ensinar o aluno a aprender. A intervenção do professor será como articulador e orientador dos conhecimentos, ajudando a veicular nos alunos uma aprendizagem. Num projeto se destaca a globalização e significatividade. O trabalho com projetos é um desafio tanto para o professor quanto para o aluno, pois esse projeto deve despertar a curiosidade e o interesse de todos. Esse é o encantamento que estou me apegando nesse semestre.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sônia fiquei muito satisfeita com sua postagem, segue minha contribuição. O trabalho com projetos é muito significativo, pois a partir da escolha de um tema, o aprendiz realiza pesquisas, investiga, registra dados, formula hipóteses, tornando-se sujeito do seu próprio conhecimento. Além de proporcionar uma aprendizagem em tempo real e diversificada, favorecendo a construção da autonomia e da autodisciplina, o trabalho com projetos pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aprendiz, deixando de existir a imposição dos conteúdos de maneira autoritária. Aguardo novas postagens, traga suas experiências! =)