terça-feira, 25 de maio de 2010

Pedagogia de Projetos

Mesmo tendo alguns anos de experiências em sala de aula, o estágio está me provocando a por na prática, metodologias vistas teoricamente. Ao trabalhar com Pedagogia de Projetos, pude experimentar o quanto esse trabalho valoriza a participação dos meus alunos no processo ensino-aprendizagem. Percebo que estou aprendendo muito mais do que transmitindo os meus próprios conhecimentos.Essa forma de trabalhar, além de valorizar a participação ativa das crianças, promove momentos de solidariedade e interação. E como desde o início do ano, meu objetivo era o resgate de valores; nessa proposta, esses valores estão surgindo naturalmente. Apartir do interesse deles, e fazendo uma ponte entre o que eles estão vendo na escola, com o que eles já conhecem, fica mais fácil conduzir o desenvovimento de habilidades. Mostrando que fica muito mais fácil começar com o que os motiva naturalmente, Segundo Freire,"o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O projeto que estamos trabalhando essa semana, surgiu de uma atividade realizada com os jornais na semana anterior. Ao perceber que todo o grupo ficou facinado com as notícias sobre a Copa, nada mais natural do que aprofundar nossos saberes nesse tema. Amparada na fala de Maturana e Piaget, estamos construindo nossa caminhada ao andar.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sônia querida é isso mesmo... vivendo e aprendendo! Aliás, aperfeiçoando... hehe

Abraços