sábado, 12 de junho de 2010

Caminhos da aprendizagem

Durante essa semana, procurei organizar um rascunho do Relatório. Assim como acontecia nos outros semestres, fui remetida ao início do semestre, relendo meus primeiros planejamentos. Pude, para minha alegria, ver que não apenas meus alunos, mas também eu ( professora e aluna), cresci em minhas aprendizagens. Isso me fez repensar nas palavras de Piaget "A mudança da atividade e da afetividade faz o outro-mudança que libera a criança de seu narcisismo- é muito mais que uma simples e pura transferência: é uma reestruturação de todo o universo afetivo e cognitivo. Quando o outro se torna um objeto independente, quer dizer permanente e autônomo, as relações eu e o outro já não são simples relações de atividade própria com um objeto exterior: começam a ser verdadeiras relações de intercâmbio entre o eu e o outro" ( PIAGET,2001,p.65)Percebo que objetivos foram alcançados, tanto por meus alunos quanto por mim.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Que legal Sônia! Você é uma excelente educadora, e agora está terminando mais uma etapa em sua prática, com muitas a novas aprendizagens!

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." Paulo Freire

Um forte abraço