sábado, 5 de junho de 2010

O ato de ensinar.

Durante todos os semestres anteriores fizemos apropriações de várias teorias e de diferentes autores. Mas percebo que só quando relacionamos essas teorias com a prática, é que elas passam ser significativas. Falo isso, porque com esses planejamentos do estágio docente, me vi sendo desacomodada da rotina de quase vinte anos de sala de aula. Fui desafiada à pensar num planejamento que desse aos alunos, não apenas aprendizagens prontas, mas que despertasse neles o querer aprender; fazendo desse aprender um ato de vontade de quem aprende. Cabendo a minha pessoa, o papel de instigar essa vontade com informações ou questionamento que farão com que queiram ir além, descobrir algo mais. Quando Paulo Freire, em sua obra Pedagogia do Oprimido, 1977, mensiona a educação bancária, nos mostra o quanto se faz necessário oferecer a nossos alunos um ensino desafiante e inquietante; deixando de lado aquele ensino que exige do aluno apenas o memorizar de informações, sem aguçar a curiosidade e o espírito investigativo. Percebo que não basta ter um diploma de professora se não soubermos o verdadeiro significado inserido no ato de ensinar.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Sônia querida,

Ser professor é...

"estar envolvido na docência em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando compromissos consigo mesmo, com o aluno, com o autoconhecimento e com a sociedade e sua transformação". (Marlene Grillo, 2002)

Abraços