domingo, 27 de junho de 2010

Saberes adquiridos e contemplados no estágio.

Pode parecer estranho para quem não conhece o assunto, ler o que irei postar nesse momento. Mas ao pensar numa das questões do relatório de estágio, a dos objetivos atingidos, pude perceber em todos os meus planejamentos, que trabalhei com o diálogo e o envolvimento dos alunos, planejando junto com eles os conhecimentos que para eles são significativos. Criando possibilidades para que houvesse uma real produção do conhecimento. Nesse sentido Freire em sua obra Pedagogia da Libertação, 2004, aponta essa interação entre aluno/professor, como elemento fundamental para o processo educativo. O que não encontramos nas obras dos autores que defendem esse tipo de prática pedagógica, são os conhecimentos que os educadores adquirem ao por em prática essa pedagogia. Eu, até o momento do estágio, acreditava que não conseguiria por na prática esse trabalho, lia e pensava: "A teoria é uma coisa, quero ver na prática!" Me surpreendi positivamente ao ver que sou capaz de trabalhar a autonomia dos meus alunos. Para mim, isso foi um conhecimento adquirido durante o estágio, não para meus alunos, mas pra mim mesma!

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida,

Parabéns pelo excelente semestre no Seminário Integrador.
Esta foi a última semana de postagens "obrigatórias" para quem está em dia!

Boas Férias!