quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Formação e Educação no PEAD.

Como trabalho numa escola da rede municipal de Gravataí, fui contemplada com uma reunião de formação de professores, na qual o assunto foi a Lei 11.645, que aborda a obrigatoriedade do ensino da cultura indígena.Não sou muito boa em memorizar números, mas se não estou equivocada essa Lei completa à Lei 10.639, que aborda a cultura Afro.Bom, faço tais colocações por que nessa reunião de hoje, levaram um professor de uma Escola Estadual Indígina, e conversando com algumas colegas, acabamos por mencionar alguns conceitos que estamos estudando na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação.Fiquei sabendo que as aulas na escola indígena inicia no dia 20 de abril, e encerra em dezembro.Não foi necessário questionar sobre os 200 dias letivos, os quais estão na LDB, pois logo alguém explicou que essa política de educação dos índios,é amparada em Lei.Bom,sem mensionar a participação de todos nas decisões que envolvem essa comunidade.Quando fui completar o 1º quadro dos conceitos,procurei colocar exatamente o que conhecia.Após as leituras, mesmo antes de acessar o glosário,percebi que não estava muito equivocada;hoje no entanto,me senti enriquecida com todas as informações que eu já possuia, pois pude comparar e questionar algumas abordagens que,ao meu entender, são diferentes daquilo que aprendo.

Um comentário:

Geny disse...

Sônia Mara é muito importante esse registros.
Bjs.
Geny